Autocad 2015 totalmente reformulado e revigorado

Software de CAD _ Software CAD 3d _ AutoCAD para Mac e Windows _ Autodesk

Software de CAD _ Software CAD 3d _ AutoCAD para Mac e Windows _ Autodesk

 

Confira as principais novidades do Autocad 2015

Estivemos visualizando as novidades do Autocad 2015 e ficamos muito impressionados com as novas funcionalidades, que proporcionaram grandes avanços à versão anterior. O Autocad é o principal software CAD usado no Brasil e líder mundial, sendo usado por uma enorme gama de produção de projetos  das mais diversas áreas da engenharia, arquitetura e design. Na área de construção, com o avanço das tecnologias BIM, vem cedendo espaço para softwares mais especializados e poderosos em conceitos específicos, como a plataforma Revit. Mas nesta edição pudemos visualizar que o Autocad passa a assumir um papel mais versátil, que aliada a sua conhecida consistência, passa a retomar relevância e protagonismo em novas possibilidades. Confira algumas das principais novidades desta nova versão:

 

  1. Interface azul, mais moderna e com menos stress ocular;
  2. Maior Destaque com mouse over, para peças em 3d;
  3. Preview na tela da operação a ser executada;
  4. Interface modernizada, com comandos reposicionados;
  5. Interface melhor otimizada para as modernas placas de vídeo, aceleradoras de hardware, para 2d e 3d, regenerando mais rápido e navegando com o Pan e Zoom mais rápidos;
  6. As ferramentas de produtividade também estão melhores e mais modernas. A ferramenta Mtext ganhou um grande poder de produtividade, contando com funcionalidades extremamente versáteis e fluídas. Podemos até dizer, futuristas. Conta, também, com ferramentas antes exclusivas do modo EXPRESS, incluídas no MTEXT, como a numeração automática.
  7. A faixa navegadora RIBBON, trouxe um novo aproach na forma de acessar comandos, trazendo à tela, no caso da inserção de blocos, por exemplo, um preview bastante prático e visual, podendo inserí-lo de forma simples e direta. Podemos que a interface como um todo está mais intuitiva, visual e rápida.
  8. Para quem pensava que o Autocad ficaria para trás com o avanço das ferramentas BIM, terá que reavalizar seus conceitos, pois sua plataforma vem se reinventando a cada versão e o uso das novas tecnologias, como POINT CLOUD, capturada através do Software totalmente integrado RECAP, ganha no Autocad 2015, uma nova e impressionante funcionalidade. Tendo um POINT CLOUD inserido no Autocad 2015, você poderá interarir remodelando o seu 3d completamente, usando a base de pontos, ou inserir elementos novos, testando soluções, praticamente em tempo real.
  9. Outro recurso fantástico é a integração do software com GPS, podendo alocar sítios e capturas de imagens diretamtente à tela com poucos cliques. Isto irá permitir toda uma nova gama de possibilidades e usos, situando com precisão uma nuvem de pontos através de suas coordenadas de GPS exatamente onde foi capturada em uma imagem em OVERLAY capturada na tela. Esta é uma funcionalidade extremamente útil para sítios arqueológicos, por exemplo, que poderá atualizar nuvems de pontos em diveras fases da evulução dos trabalhos. Isto também será muito útil para projetos de restauração arquitetônica.

Para visualizar os detalhes, acesse diretamente o site da Autodesk, na página específica de Overview do Autocad

 

 

Nova versão da Calculadora orçamentos para maquetes eletrônicas CADaula

Abertura cadaula-3

Criação de calculadora de orçamentos para maquetes eletrônicas criada pelo CADaula, vai virar um App para Smartphones.

Esta publicação vem, portanto, comunicar oficialmente que estamos iniciando os trabalhos de lançamento deste produto que anteriormente foi publicada neste blog, como apoio de vídeo no Youtube.

Tudo começou com nossa dificuldade de estipular preços para a prestação de serviços de maquetes eletrônicas. Assim, resolvemos desenvolver uma tabela que pudesse representar a maior parte dos elementos que pudessem compor um orçamento de um trabalho em de desenvolvimento da maquete, desde o seu levantamento em 3d. Nossa proposta partiu de estipular um parâmetro entre metros quadrados e horas, adicionando elementos que pudessem não estar contabilizados e aumentariam o trabalho e consequentemente, seu custo. A partir desta premissa, criamos a primeira edição da tabela e tivemos a iniciativa de disponibilizá-la gratuitamente, acompanhada tutorial em vídeo – Gravado com a colaboração de nosso parceiro e estagiário na época da produção, Ricardo Lima.

Foi um lançamento despretensioso, mas que gerou uma boa repercussão.  Tudo passou a ficar mais interessante, assim que um dos usuários, oriundo da área de TI- Bethoven Amora,  gostou do material e resolveu gerar uma versão melhorada da mesma e posteriormente nos procurou e nos enviou para avaliar. Passamos a trocar e-mails, até que resolvemos lançar um App para as plataformas Mobile que  já está em andamento e  programado para breve.

Neste momento estamos disponibilizando esta planilha melhorada gratuitamente, agora com o nome oficial de “Calculadora orçamentos para maquetes eletrônicas CADaula”  para uso sob a licença da Creative Commons. Nosso objetivo neste momento é ampliar a base de usuários e aprimorar o produto com as críticas e sugestões dos usuários. Em breve adicionaremos a este post local para interatividade. Aguardem as novidades!

Esta licença é exclusiva para a versão em formato Excel, podendo ser distribuída, publicada e usada para fins comerciais e não comerciais, não para revenda. Poderá ser alterada para fins de experiência, porém é vedado seu compartilhamento de qualquer versão alterada da mesma sem consentimento do autor.

Licença Creative Commons

Calculadora orçamentos para maquetes eletrônicas CADaula – versão beta em em Excel de Henrique Hermeto de R. e Silva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://cadaula.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://blog.cadaula.com.br/2014/nova-versao-da-calculadora-orcamentos-para-maquetes-eletronicas-cadaula/.

Conheça o Espaço CADaula. Um local para cursos, projetos, serviços de arquitetura.

Abertura cadaula-3

Espaço CADaula – Localização privilegiada em Brasília

O CADaula oferece soluções na área de arquitetura, design, computação gráfica e assessoria em geral.

Nossos cursos são diretos, práticos e objetivos, moldados em uma metodologia que leva o aluno a evoluir rapidamente, mesmo sendo totalmente iniciante. Nossa proposta visa obter resultados rápidos e consistentes para cada demanda do aluno, parceiro ou cliente. Nós ficamos situados em Brasília, onde você poderá escolher entre o curso presenciais em diversas modalidades, que também podem ser ministrados pessoalmente em outras localidades ou via VNC, com auxílio de ferramentas para encontros virtuais  – Google Hangouts, Skype ou Team viewer, nas mesmas modalidade oferecidas localmente. Poderá também, optar EAD báscio, onde por meio de senha e login, acessa nossa área remota por até180 dias. Estes cursos você compra diretamente em nossa E-LOJA. Para mais informações acesse o nossa área INFO. Ao optar por alguma modalidade faça  Check in.  Para quem necessita de um espaço para estudar ou encontrar clientes, disponibilizamos oito horas mensais sem custo, como coworking de arquitetura.

Atualizado: há ± 3 meses · Tiradas em CADaula
Conheça as imediações do CADaula.
Ficamos na EQS 102/3, Bl A, Centro empresarial São Francisco, Lj 98. Brasília, DF. Fone: 3322-3674

 

TFG Francisca Marouelli

Abertura cadaula-3

Este trabalho foi executado no dia 25 de novembro de 2013. Nosso trabalho foi gerar as maquetes eletrônicas e montagem do TFG para apresentação de graduação da aluna.
Gestão e montagem-CADaula. Confira a ficha completa abaixo. Croquis desenhados a mão complementam em vários aspectos o projeto. Link para o trabalho completo. Vale a pena: http://goo.gl/eXhLqR.

Confira as imagens!

 

Processo de Criação do Arquiteto

Abertura cadaula-3

É válido para o novo ano que começa um momento de reflexão para estipular novas metas, métodos de trabalho e porque não dizer, novos sonhos. Para nós, estudantes e profissionais da arquitetura e do urbanismo e proximidades se faz motivador à profissão as discussões e reflexões que permitem conhecer, renovar e melhorar nosso processo de criação, nosso exercício de projetar. Para suscitar a reflexão aos arquitetos e profissionais da área ou não deixo o vídeo. Que 2013  possa ser um ano bastante produtivo a todos nós!

 

http://www.big.dk/#projects-8

Processo de criação do BIG – Bjarke Ingels Group para a 8House em Copenhagen assistir em – http://www.youtube.com/watch?v=PWLP4pR8J7Y

Quanto a arquitetura de Brasilia influencia na casa da população?

Abertura cadaula-3

Algumas residências brasilienses, inclusive as situadas no Lago Sul, Lago Norte, Park Way e Jardim Botânico, tem fortes influências modernistas. Seguem alguns padrões modernistas da residência Villa Savoye, projetada pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier, além de ter revolucionado a arquitetura, inaugurando a chamada fase moderna, influenciou também o projeto de Brasília. Villa Savoye tem os cinco pontos da nova arquitetura: Planta livre da estrutura, construção sobre pilotis, terraço-jardim, fachada livre e janela em fita.

 

Villa Savoye – Le Corbusier                                                    Residência situada na SMLN – Lago Norte

Brasília foi construída a partir dos princípios modernistas. Lucio Costa era um grande admirador do trabalho e ideologia de Le Corbusier. Baseou-se nos conceitos e projetos modernos para a criação da capital brasileira. O projeto da capital não teria sido o mesmo se não fosse também, a arquitetura de Niemeyer, suas curvas, suas formas, a maneira de utilizar o concreto e grandes estruturas metálicas, e o paisagismo de Burle Marx. Muitas residências de Brasília carregam a herança de toda essa história. Casas com muitos jardins externos e internos, janelas e portas de correr feitas em vidro, pilares e pilotis, laje impermeabilizada substituindo o telhado colonial e muitas outras características marcantes do modernismo.

Nas demais áreas do DF, inclusive no plano piloto, as residências ficam cada dia mais coloridas e estampadas. A capital modernista pouco influencia a arquitetura popular. O gosto popular é livre das normas da estética acadêmica e não segue tendências. E com a ascensão das camadas mais pobres da população para a classe média, casas e casarões ganharam cores e estampas.

 

 

Clarissa Chaves e equipe CADaula.

 

Utilização do Sketchup no processo de projeto

Abertura cadaula-3

Aqui no blog cadaula já analisamos uma vez o uso do Sketchup como ferramenta que gerava todos os elementos de um projeto referentes ao desenho e apresentação técnica. Abordamos o uso por meio de modelagem e montagem das pranchas em 2D. Um dos arquitetos citados, que dominam o processo com destreza é Nick Sonder, que por meio do programa de modelagem tridimensional é capaz de produzir quase toda a totalidade de seus projetos inteiros. É certo que é um processo um tanto peculiar, entretanto o software Sketchup, oferece recursos e possibilidades interessantes para adoçao em um determinado projeto. Além disso, contribui com sua interface mais dinâmica e simples que alguns outros programas.

Você integra todo o 3D, exportando em formato 2D, pra a devida prametrização técnica. Com o software Layout, do próprio Skecthup é possível criar e organizar diagramas e pranchas de apresentações profissionais.

Dando mais algumas pesquisadas acerca desta técnica, encontramos via site do Marcos Bandeira, excelente arquiteto e professor de desenho técnico e de observação um outro arquiteto brasileiro que adotou e resolveu trabalhar com o Layout. Parece funcionar bem, e render. Os vídeos mostram a apresentação, utilziação do Sketchup e sua integração com o layout.

Assista:



Caso não consiga ver os vídeos devid algum problema de player, baixe-os aqui no site da Adobe.

http://get.adobe.com/br/flashplayer/download/?installer=Flash_Player_11_for_Internet_Explorer&os=Windows 7&browser_type=MSIE&browser_dist=OEM&dualoffer=true&chromedefault=true&a=Google_Toolbar_7.4&a=Google_Chrome_22.0_IE_Browser

Espaço CADaula Coworking – Inovando em Brasília

Abertura cadaula-3

O CADaula se propõe a diversas inovações. Dentro desta, que é abrir espaço para pessoas COMPARTILHAREM um espaço de trabalho, vem totalmente a calhar. Há inúmeras vantagens neste tipo de espaço, como Networking, parcerias, profissionais em comum, divulgação e cooperação, não tem que se comprometer com alugueis e outros custos de um espaço similar.
O espaço conta com três mesas. Duas redondas para três pessoas e uma retangular para quatro. Todo o mobiliário é novo. O local é fresco, tranquilo, com vista direta para área verde da entre-quadra. Nosso espaço fica em local extremamente bem posicionado, na EQS 102/ 103, Centro Empresarial São Francisco, loja 98, atrás de uma plataforma de metrô.
Aqui há pontos de energia bem distribuídos, Wi-Fi GVT com 15 MB. Do ponto de vista do profissional de arquitetura, design ou engenharia, é uma ótima opção para tocar projetos em comum, assessorias diversas.
Contatamos, também, com um time de cadistas altamente capacitados, que podemos alocar por projeto. São os CAD-Experts.

Homenageando um Mestre

Abertura cadaula-3

Alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília fazem homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, tido como um mestre da arquitetura. A homenagem – que foi ao ar neste último domingo – mostra a o processo de criação dos alunos na Praça do Três Poderes a partir da inspiração nas obras do mesmo.

Ver o resultado final em fantastico

1 2 3 4